Mal de Alzheimer: um dos vilões mais terríveis da raça humana

Esta charge do Nani, embora o próprio artista faça uma ressalva de que muitos podem não concordar (queremos nossos entes queridos distantes da dama da foice), aborda o terrível Mal de Alzheimer. Trata-se de um distúrbio neuro-degenerativo que provoca progressivamente o declínio das funções intelectuais, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social. Mas é também uma doença cujos sintomas, sua gravidade e velocidade variam de pessoa para pessoa.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 25 milhões de pessoas sofrem do mal de Alzheimer. Essa é a primeira causa de demência nos países desenvolvidos, e os especialistas acham que se tornará a doença do século XXI, na frente da Aids, do câncer e das doenças cardiovasculares. O mal de Alzheimer é a principal causa de demência em idosos, leva à morte e atinge duas vezes mais as mulheres que homens. A neurologista Valéria Bahia, integrante da Sociedade Brasileira de Neurologia, explica que 0,2% das pessoas acima de 60 anos têm a doença. A partir dessa idade, a cada cinco anos, a incidência do mal de Alzheimer é dobrada. Os sintomas mais comuns são:
– perda de memória, confusão e desorientação
– ansiedade, agitação, alucinação, desconfiança
– alteração da personalidade e do senso crítico
– dificuldades com as atividades da vida diária como alimentar-se e banhar-se
– dificuldade em reconhecer familiares e amigos
– dificuldade em tomar decisões
– perder-se em ambientes conhecidos
– inapetência, perda de peso, incontinência urinária e fecal
– dificuldades com a fala e a comunicação
– movimentos e fala repetitiva
– distúrbios do sono
– problemas com ações rotineiras
– dependência progressiva
– vagância.
O Jornal “O Globo” publicou uma matéria informando que cientistas descobriram uma droga promissora para a cura da doença.
Publicado em maio/2013