Cultura inútil

Fernando Collor de Melo, poliglota, conversava com os representantes de vários países utilizando-se do idioma do visitante ou visitado. Fernando Henrique também fala vários idiomas, e dizem até que ensinou francês, na França, para os… franceses! Que FHC realmente foi professor da École des Hautes Études en Sciences Sociales, e no famoso Collège de France, na França, não há dúvidas, bem como da Universidade de São Paulo – USP e em universidades de Santiago (Chile), de Stanford e Berkeley (EUA) e na de Cambridge (Inglaterra).
Estes atributos culturais, infelizmente, nao convivem com outros mais edificantes como a sensibilidade e solidariedade que um governante deve ter para com o seu povo. Saudosismo ou não, meu pai assegura que o Brasil de 1946 a 1950 era melhor, guardadas as devidas proporções de modernidade e confortos tecnológicos. O Presidente do país naquela época era o Gen. Eurico Gaspar Dutra, que nao sabia o significado nem a pronúncia sequer de “I love you”.
Segundo se dizia na época (piada ou não), o presidente norte-americano Henry Truman o cumprimentara quando em visita ao Brasil:
— How do you do, Dutra?
Ao que teria respondido o General:
— How tru you tru, Truman?
Publicado em abril/1998