Aqui eu guardo meus escritos.

Obrigado pela visita.

Bonjesino e a Cesan

 

Logomarca oficial manipulada pelo autor

 

Bonjesino viu sua conta d’água chegar este mês com antecipação de cinco dias no vencimento. Não se acha com razão de reclamar porque entende ter a CESAN todo o direito, até mesmo o de receber no ato da leitura do hidrômetro. Até se indispõe com quem duvida da honestidade do comunicado oficial, e diz com veemência ter a empresa antecipado, sim, devido a “decorrência de racionalização do processo de emissão de contas promovida pela CESAN”, como a própria se explica, e não para fazer caixa mais rapidamente nestes tempos bicudos. Não faz sentido tamanho eufemismo partindo de uma empresa zelosa da credibilidade junto aos seus consumidores.

O problema é que Bonjesino também presta serviços mas só recebe por eles todo dia 15 de cada mês, e pensando na conta a vencer antecipadamente no dia 10, fez um comunicado ao patrão: “Em decorrência de racionalização do processo de recebimento do salário de Bonjesino, informo que deverá estar disponível todo dia 10.” Sem sucesso. Reclamar, com assim de gente de olho na sua vaga? Entrou inevitavelmente no “acréscimo por impontualidade”, mas de uma coisa tem certeza:

— Por uma questão de justiça, chefia, a CESAN vai antecipar os salários dos próprios funcionários — apostou o titã, emendando, sem me dar tempo de interromper: — E tem mais. Na próxima racionalização ela vai postergar a data do vencimento. Dia 20 tá bom, chefia?

— Você falou, tá falado, Bonjesino.

Publicado em fevereiro/1999